Foto: Tarcio Gama

Jovens artistas criam cooperativa cultural na Cidade Tiradentes

Neste sábado (11 de abril), acontece o lançamento da primeira Cooperativa de Artistas, fundada por coletivos culturais da Cidade Tiradentes, no Extremo Leste de São Paulo: Núcleo Teatral Filhos da Dita, Cia Teatral aos Quatro Ventos e Circo Teatro Palombar.
 
A criação da cooperativa integra o projeto Cooperativa de Artistas – Produzindo Caminhos Sustentáveis para a Vida, patrocinado pela Petrobras. Este é um importante passo para a emancipação destes coletivos artísticos, formados ao longo dos dez anos de atuação do Instituto Pombas Urbanas em Cidade Tiradentes.
 
Os três grupos em questão são formados por moradores da região, com idade entre 15 aos 29 anos. São, aproximadamente, 15 integrantes que há muitos anos vêm se profissionalizando nas linguagens do circo e teatro, no Centro Cultural Arte em Construção.

Segundo Cinthia Arruda, integrante do Grupo Pombas Urbanas, “a ação representa um fato inédito e de grande potencial transformador numa comunidade periférica de São Paulo”.
 
O projeto Cooperativa de Artistas teve início em 2014 com o objetivo de contribuir para a profissionalização destes jovens, que já obtiveram seus registros profissionais de atores junto a Delegacia Regional do Ministério do Trabalho, além de estimular o aprimoramento na função de arte educadores junto às crianças, jovens e adolescentes do bairro.

A criação dessa personalidade jurídica própria possibilita, além da sustentação dos grupos por meio da arte, a reversão de um quadro de estigmatização social que é exercida, constantemente, sobre a população jovem periférica.
 
Os artistas em questão chegaram ao Instituto para participar de oficinas de iniciação artística nas linguagens de circo e teatro, ministradas pelos atores do Pombas Urbanas. Com o passar do tempo, por identificação, estes jovens começaram a se organizar coletivamente e a aprofundar seus conhecimentos, tendo a arte como um projeto de vida.

Nos últimos anos, além da dedicação às suas produções artística, também se envolveram diretamente na gestão do Centro Cultural Arte em Construção, contribuindo para a democratização do acesso à produção cultural da comunidade. Agora, acreditam que este é o momento certo para seguirem um caminho que garanta a autonomia e sustentação das companhias.

Anotaí!
Lançamento da Cooperativa de Artistas – coquetel e apresentações
Quando?
Dia 11 de abril, sábado, às 19 horas
Onde? Centro Cultural Arte em Construção – Av. dos Metalúrgicos, 2.100 – Cidade Tiradentes/SP
Quanto? Grátis
Mais informações: (11) 2285-7758 ou aqui.