A 12ª edição Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão está com inscrições abertas até 31 de agosto de 2020. A premiação foi idealizada pelo Instituto Vladimir Herzog, em 2009. E conta com apoio da Periferia em Movimento, Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Oboré e Intercom.

Clique aqui para se inscrever.

O tema central do concurso é a pandemia do coronavírus. A participação é aberta a estudantes universitários dos cursos de Jornalismo (ou áreas afins da Comunicação) matriculados em instituições de Ensino Superior em território brasileiro.

Em um primeiro momento será oferecida participação aos inscritos na série de conferências remotas sobre o que é uma pauta e como desenvolvê-la; a importância da pesquisa prévia, a busca e seleção das fontes; os passos para a produção de uma boa reportagem em contexto de emergência sanitária, além de temas correlatos ao jornalismo e à pandemia.

Em uma segunda etapa, os estudantes serão organizados em grupos para elaborarem e produzirem reportagens em formatos e suportes de livre escolha.

Profissionais renomados do jornalismo brasileiro atuarão como mentores desses grupos. Isso acontecerá acompanhando o processo de construção das reportagens, promovendo um saudável encontro de gerações e uma de experiências tanto pessoal quanto profissional.

Além de publicadas nos sites das escolas ou em veículos mantidos pelas instituições, as reportagens também estarão no site do Prêmio Jovem Jornalista.

A iniciativa é uma homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, que sempre se preocupou com o desenvolvimento dos jovens profissionais de imprensa; e a Vladimir Herzog, cuja vida foi dedicada a promover um jornalismo de qualidade, verdadeiro e, acima de tudo, responsável.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ALERTA! Coronavírus e as quebradas

Confira nossa cobertura

Apoie nossa cobertura jornalística

Ajude-nos no Catarse Doe
Receba notícias no WhatsApp Notícias no WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: