Inscreva-se: Formação debate aspectos da cultura africana Ciclo de Formação Marcus Garvey acontece entre agosto e setembro, em Santo Amaro. Vagas limitadas. Saiba como participar!

Com objetivo de debater os diferentes aspectos da matriz cultural africana e suas ramificações ao redor do mundo, o Ciclo de Formação Marcus Garvey propõe uma série de encontros entre agosto e setembro em Santo Amaro (zona Sul de São Paulo).

A proposta do curso surgiu a partir de demandas de artistas, lideranças comunitárias e ativistas do movimento negro de expandir conhecimentos acumulados para além dos espaços unicamente acadêmicos.

A ideia é possibilitar a compreensão de aspectos e particularidades das culturas africanas continentais e diaspóricas, e desenvolver ações educativas de combate ao racismo, com discussões políticas atuais e históricas em encontros propositivos.

Os encontros acontecem aos sábados, das 09h às 13h. São apenas 50 vagas. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de julho. Mais informações aqui.

Nacionalismo negro

Nascido em 1887 na Jamaica, Garvey fundou a Associação Universal para o Progresso Negro (UNIA) e é considerado um dos principais nomes do movimento nacionalista negro, que defende a autodeterminação do povo negro e independência da sociedade eurocentrada.

Confira a programação:

06/08- Gabriel Swahili: Marcus Garvey – O projeto de emancipação da U.N.I.A. (a confirmar)
13/08 – Kwame Atundá: A relevância do Pensamento de Cheik Anta Diop
20/08 – Gilza Marques: Mulherismo Africana – Fundamentos Históricos
03/09 – Alexandre Divuá: Imigração Africana Contemporânea na Cidade de São Paulo
10/09 – Miguel Ângelo: Auto-defesa e Segurança da População Negra
17/09 – Ama Mizani: Conhecimentos e Saberes Ancestrais Africanos. Um Resgate necessário.
24/09 – Nelson Triunfo e convidados: O Hip Hop como movimento de Resistência em São Paulo – Finalização e confraternização

Anotaí!
O quê?

Ciclo de Formação Marcus Garvey

Gratuito. 50 vagas. Inscrições até 30 de julho. É necessário baixar o formulário (https://drive.google.com/open?id=0B5-jP9sP0-j_eFVQejBzazlXTXM) preencher, anexar uma foto colorida e enviar ao email: [email protected]
Quando? A partir de sábado, dia 06 de agosto, das 09h às 13h
Onde? Casa de Cultura Espaço Cultural Julio Guerra (Casa Amarela)
Praça Floriano Peixoto, 130 – Santo Amaro - Zona Sul de São Paulo(À 5 minutos de Terminal Santo Amaro de Ônibus e da estação de Metrô Largo 13)
Adicionar à agenda do Google