Foto em destaque por Paulo Henrique Sant’Anna

Realizado anualmente no distrito com o segundo maior percentual de população negra do município de São Paulo (56,8%, de acordo com Mapa da Desigualdade 2019), o evento “Grajaú contra o racismo” acontece nestes sábado e domingo (30/11 e 01/12), das 10h às 17h30.

O objetivo é refletir, informar, discutir e combater o racismo nas suas diversas formas presente na sociedade brasileira por meio de atividades educativas e culturais nos espaços escolares, bem como intervenções nas ruas da região.

O evento é promovido desde 2003 pelo Espaço Cultural Cazuá e tem a EE Professora Maria Luiza de Andrade Martins Roque (rua Marcoronelino Nogueira Junior, 117 – Jardim Eliana) como centro das ações. Saiba mais aqui.

Confira a programação:

Sábado (30/11)

10h – ABERTURA – Roda de Capoeira com o Grupo Semente do Jogo de Angola

11h – TROCANDO IDEIAS – Roda de conversa “Racismo Estrutural”. Com contramestre Cabo Jairo (ACAIA de Mestre Bigo), Cristiane Rosa e Jonas Santos (advogado e auxiliar de atuação política no IBCC). Mediação: Laís Diogo (Periferia em Movimento).

12h – ALMOÇO

14h às 17h – CORPO EM MOVIMENTO – Oficinas de Dancehall com Felipe Berni e discotecagem com DJ Liciss

Domingo (01/12)

10h – Intervenção teatral, com Terreiros do Riso

11h30 – Oficina de dança afro-brasileira, com Débora Marçal

12h30 – Almoço

14h – Oficina de percussão e danças afro-brasileiras, com Pedro Peu

15h – DANÇA E MÚSICA – Discotecagem, com DJ Hudson; intervenção “Bixa Preta”, com Felipe Berni e Kauan; intervenção de lambe com crianças do CEI Jardim Três Corações

16h – Cortejo afro-percussivo pelas ruas do Jardim Eliana

DURANTE O EVENTO: Contação de histórias para crianças e bonecas abayomi com Marcela Cabral e Nayla Ayuri; cabelo e identidade com o Espaço Boom Box; oficina criativa de moda sustentável com Gabi Bazilio e Milena Lab; vivência jornalística com a Periferia em Movimento.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ajude-nos no Catarse Doe
Receba notícias no WhatsApp Notícias no WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: