Funk e rap contra a redução da maioridade penal

Jovens das periferias de São Paulo, professores, artistas, movimentos sociais, com o apoio do Plano Juventude Viva e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, realizam gratuitamente neste sábado (22 de agosto) o festival musical #15CONTRA16 com muito funk e rap na periferia contra a redução da maioridade penal.

A programação do festival conta com diversos artistas que se apresentam em prol da causa, entre eles: MC Léo da Baixada, MC Medrado, Engrenagem Urbana, Parábola, Banca Audácia, Ballet Afro Koteban, Tati Botelho, Rocha e discotecagem com DJ Naves.

O movimento já tem se articulado pela cidade promovendo diversas ações para visibilizar a importância do debate sobre a redução da maioridade penal, como panfletagem na Virada Cultural e apoio de artistas contrários à redução.

Também haverá o lançamento da cartilha #15contra16, que foi construída colaborativamente por jovens de diversos lugares do país, apresentando de forma ilustrativa e pedagógica quinze motivos para ser contra a redução.

O titulo #15contra16 foi criado durante um passeio do grupo de adolescentes da Imprensa Jovem da Escola Municipal Coelho Neto de São Mateus, na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). A mobilização, que tem como missão alcançar os jovens, teve início através das redes sociais. Para participar, basta gravar um vídeo de 15 segundos argumentando contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 171/93), que altera a legislação e permite a prisão de jovens com 16 ou 17 anos que cometerem crimes hediondos, ou tirar fotos com as plaquinhas disponíveis na página oficial do evento e publicar com a hashtag #15contra16.

O objetivo do Festival Musical e da campanha #15contra16 é conscientizar os jovens e adolescentes, que são as principais vítimas da negação de direitos dentro desse país desigual, para que se tornem protagonistas na luta contra a redução da maioridade penal e mobilizar os parlamentares para que não aprovem o Projeto de Lei.

Após manobra do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a PEC 171 foi aprovada por maioria parlamentar. O tema seguiu para discussão e, para esta quarta-feira (19/08) está previsto turno de votação no Plenário.

Anotaí!
Festival #15contra16 contra a redução da maioridade penal
Quando? Sábado, 22 de agosto, das 11h às 17h.
Onde? Avenida Maria Cursi, esquina com a Mateo Bei, próximo do terminal de ônibus de São Mateus – Zona Leste de São Paulo -SP.
Quanto? Gratuito.
Mais informações aqui