Foto em destaque: Oficina de customização (Por Polina Zimmerman)

Com as medidas de distanciamento social, as unidades das Fábricas de Cultura permanecem fechadas, mas o programa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo mantém pela internet os ateliês, trilhas formativas e atrações culturais. Veja a playslist abaixo:

Neste mês de maio, novas atividades entram no ar com objetivo de despertar novas habilidades. Na próxima terça-feira (26/05), a Fábrica de Cultura Diadema realiza a trilha de Circo avançado – acrobacias, solos e aéreos a partir das 16h, com aula pelo instagram @fabricasdeculturasn.

O batente de porta será o estudo criativo, por onde os participantes poderão experimentar técnicas livres e onde cada pessoa pode criar o próprio repertório acrobático, de malabares, palhaço, contorção, entre outras. Serão sugeridos alguns exemplos de figuras e possibilidade de criação para auxiliar e servir de referência.

Para quem se interessa por moda e artes cênicas, a trilha de Costura e moda: aproximações com o universo do figurino também ocorre na terça (26/05), às 14h. Por meio da Fábrica de Cultura Capão Redondo, a primeira aula traz uma contextualização sobre o que se pode chamar de figurino, coloca o público em contato com o ponto de vista de estilistas, com as questões da moda e o consumo, passando pelas etapas de criação dos trajes de cena.

foto: Lara Gonzalo

A dança tem espaço pela Iniciação artística em Balé da Fábrica de Cultura Jaçanã no mesmo dia e horário. Além dessa prática, a atividade abordará a história de como as bailarinas e bailarinos aprenderam a ter leveza com roupas menos pesadas, paralela ao contexto social de diferentes épocas.

A Fábrica de Cultura Jardim São Luís promove o ateliê de Dança Contemporânea, com o desenvolvimento e as técnicas desse estilo, além de exercícios inspirados na peça “Gota D’água”, desenvolvida pelo dramaturgo e compositor Chico Buarque junto ao dramaturgo Paulo Pontes.

O encontro é no mesmo dia e horário, assim como a trilha sobre Teatro de Rua, da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, que visa debater as trajetórias e evoluções do teatro de rua. A proposta do bate-papo é, ainda, mostrar as experiências de três coletivos brasileiros dessa vertente: Ó Nois aqui Traveis, Grupo Galpão e Tá Na Rua!.

Foto Retha Ferguson

Os encontros do projeto Já É!, voltado para a formação artística de jovens com ênfase no teatro, TV e cinema, retorna no dia 30 de maio, sábado, às 15h, pela Fábrica de Cultura Jaçanã. Agora de modo on-line, o bate-papo e oficina sobre o mercado de trabalho artístico apresentarão exercícios de alongamento e exercícios vocais para encenação, além do aprofundamento no gênero teatral “monólogo”. A mediação será feita por William Lemos, jornalista e fundador do Já É!

Também no final de maio ocorre a atividade Customização de roupas com a Loyal no dia 30, às 18h, pelo Facebook. A Fábrica de Cultura Jardim São Luís convida o coletivo de moda periférica Loyal que dará dicas para customizar as roupas que você tem em casa. Além de ser uma das formas sustentáveis da moda, a customização orientada pelo coletivo do Capão Redondo é uma boa alternativa para aguçar a criatividade nesse tempo de quarentena.

(Foto Oscar Munoz)

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ALERTA! Coronavírus e as quebradas

Confira nossa cobertura

Apoie nossa cobertura jornalística

Ajude-nos no Catarse Doe
Receba notícias no WhatsApp Notícias no WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: