Expoente do rap nacional, GOG comemora 30 anos de carreira com show gratuito no Sesc Itaquera

Ritmo e poesia, conteúdo e militância: esses são termos que, em partes, definem Genival Oliveira Gonçalves, mais conhecido como GOG.

Natural de Sobradinho (DF), o rapper é dono de um dos mais respeitados repertórios do cenário nacional, o que o coloca ao lado de nomes como Racionais Mc’s, Sabotage e Thaíde como personagem central da cultura hip-hop brasileira.

Neste domingo (27/9), às 15h, ele sobre ao palco do Sesc Itaquera prometendo uma grande celebração aos seus 30 anos de carreira.

Trajetória

GOG passou a se destacar em abrangência nacional durante o auge do movimento hip-hop, sobretudo após a primeira excursão de Thaíde e DJ Hum pelo Distrito Federal, em 1989. A partir daí, o artista passa a investir em selo próprio, que também presta apoio a novos talentos da periferia. Sua trajetória é marcada pela qualidade de suas letras, o que lhe rendeu a alcunha de ‘Poeta do Rap Nacional’.

O currículo de GOG contempla nove discos lançados e vários prêmios por criações originais, quase sempre pautadas em seu engajamento social. Vale ressaltar sua aproximação com outras personalidades vindas da literatura marginal e de movimentos culturais, entre estes: Sérgio Vaz, Cooperifa, Férrez, 1daSul, Nelson Maca, Coletivo Blackitude, Alessandro Buzo, Suburbano Convicto e Sacolinha Graduado.

Seu mais novo show, “ISO 9000 do Gueto”, é uma roupagem artística e ritmada do que ele vem desenhando enquanto projeto artístico e político para a formação da juventude periférica, sobretudo a grande parcela de jovens negros que vivem nas periferias. O show traz músicas inéditas como “Heroínas e Heróis”, “ISO 9000 do Gueto”, “África Tática”, entre outras, além de intervenções poéticas e audiovisuais, reverenciando mestres e mestras negros do Brasil.

Neste show, GOG convida Fernando Anitelli (ator, músico, compositor e responsável pela criação do projeto “O Teatro Mágico”) e Pianola Duo (dupla que combina piano e viola erudita ao repertório da música popular brasileira).

Anotaí!

GOG convida Pianola Duo e Fernando Anitelli

Quando? Domingo, 27 de setembro, às 15h

Onde? No Sesc Itaquera – Praça de Eventos – Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera – SP

Quanto? Grátis