Espetáculo teatral debate “chegada do progresso” na quebrada

Afinal, o que se ganha e o que se perde com a chegada do progresso? Quais sãos as histórias que o cimento petrificou e o asfalto encobriu?

No espetáculo “Jardim Progresso: Via Três Lagos”, criado pela Cia Teatral Enchendo Laje e Soltando Pipa, a história do Jardim Belcito, dos atores e dos personagens se misturam durante o percurso que se faz pelas ruas e pela memória que circunda o CEU Três Lagos, localizado no Grajaú, Extremo Sul de São Paulo.

Resultado de uma pesquisa feita desde o final de 2013 com recursos próprios, a peça é apresentada na rua e no próprio CEU, que é encarado como modelo de progresso imposto de cima para baixo. A companhia representa cenas que se passam nas ruas do bairro: o bêbado que caminha pelas ruas do bairro com uma cadela; a masturbação ao ar livre em um escadão; a ONG de fachada que abre as portas facilmente e atrai desavisados.

“Quando falamos da nossa história na cena, estamos falando da história do próprio bairro”, explica Paulo Araújo, integrante da companhia, em entrevista recente ao Periferia em Movimento.

A peça integra a Mostra Grajaú, que acontece de agosto a outubro em comemoração as dez ano de atuação da Cia Humbalada de Teatro. Saiba mais aqui.

Anotaí!

Jardim Progresso: Via Três Lagos

Quando? Sábado, 15 de agosto, às 17h

Onde? Onde: CEU Três Lagos – Estrada do Barro Branco, sem número – Jardim Lucélia – Grajaú – Extremo Sul de São Paulo

Como chegar? Do Terminal Grajaú, pegar as lotações Jardim Porto Velho ou Jardim Noronha; do Terminal Varginha, pegar as lotações Jardim Noronha ou Chácara do Sol.

Mais informações aqui.