Encontro de Capoeira tem vivências e rodas com mestres da expressão cultural

A capoeira é uma manifestação cultural brasileira reconhecida em 2014 como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

E neste final de semana (03 e 04 de outubro), o Sesc Interlagos recebe os mestres Djamir Pinatti e Gladson e os contramestres Vinicius Heine e Alexandre Padinha como convidados do Encontro Sesc de Capoeira.

A atividade propõe uma vivência da capoeira de forma prática e teórica, além de discutir o processo de inclusão de via dupla – seja ela por parte do estrangeiro ou pelo brasileiro que leva para outros países esta atividade característica da cultura brasileira.

No sábado (03/10), as temáticas a serem abordadas envolvem o bate-papo “Papoeira: Eu também posso jogar”, às 10h, com as presenças dos grãos-mestres Pinatti e Ednaldo Ardelino e do mestre Gladson para conversar sobre a importância da capoeira como instrumento de inclusão social.

Às 13h, em “Cortejo Ginga Sesc”, apresentações interativas com o público, sob o comando do contramestre Vinicius Heine. Finalizando as atividades do dia, às 14h, ocorre a conversa “A capoeira inclusiva pelo mundo”, com o contramestre Alexandre Padinha, do Grupo Senzala. Nessa vivência serão compartilhados relatos de suas experiências internacionais, além de debater a maneira como a capoeira é utilizada como ferramenta de inclusão pelo mundo.

No domingo (04/10), o encontro começa às 10h, com a apresentação “Coisa de angoleiro”, possibilitando ao público um contato com os movimentos mais tradicionais da capoeira de Angola.

Na vivência “O som da capoeira”, às 13h, o atabaque, o pandeiro e o berimbau, instrumentos tradicionais da capoeira, serão apresentados mostrando desde os procedimentos de fabricação, origem e bases para a sua execução.

Encerrando as atividades, às 15h30, na “Roda de capoeira – Ginga Sesc”, os participantes se dirigem ao centro para executarem os movimentos, simulando uma luta. A última atividade do Encontro Sesc de Capoeira é uma celebração à modalidade com uma grande roda, em que todos os interessados poderão participar.

 

Anotaí!

Encontro Sesc de Capoeira

Quando? Sábado, 03/10

10h – Papoeira: Eu também posso jogar

13h – Cortejo – Ginga Sesc

14h – A capoeira inclusiva pelo mundo

 

Quando? Domingo, 04/10

10h – Coisa de angoleiro

13h – O som da capoeira

15h30 – Roda de capoeira – Ginga Sesc

Onde? No Sesc Interlagos – Avenida Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial – Extremo Sul de São Paulo

Mais informações: Tel.: (11) 5662-9500