Eleições, saúde e literatura: 04 encontros protagonizados por mulheres na Zona Sul de SP

Neste final de semana, em diferentes pontos da Zona Sul de São Paulo, mulheres organizam diferentes encontros para abordar diversos assuntos. O Periferia em Movimento lista 04 desses momentos para você se envolver também. Confira abaixo:

Na sexta-feira (23 de novembro)

2º Seminário de Mulheres Trans e Travestis na periferia da região Sul de SP

A Rede de enfrentamento à violência doméstica, familiar e de gênero da região Sul 1 (formada por representantes do poder público e da sociedade civil) promove a segunda edição de um seminário que neste ano discute a invisibilidade e os direitos humanos na saúde para a população trans.

Com a participação de profissionais da Coordenadoria Regional de Saúde, do Centro de Cidadania LGBT de Santo Amaro e do CDCM Mulheres Vivas, o encontro vai tratar do acesso ao tratamento por hormônios em postos de saúde para pessoas em transição de gênero, fragilidades no sistema e o protagonismo silenciado de mulheres trans e travestis na Praça do Campo Limpo. O seminário conta ainda com depoimentos de pessoas atendidas na rede básica de saúde, documentários, show e uma unidade móvel LGBTI.

Quando? Na sexta-feira (23 de novembro), das 13h às 17h

Onde? No CDHEP Campo Limpo – Rua Dr. Luís da Fonseca Galvão, 180 – Parque Maria Helena – Campo Limpo – Zona Sul de São Paulo

Mais informações aqui.

 

No sábado (24 de novembro)

2o encontro Biblioteca Itinerante Feminista. Foto: Coletivo MT.

Biblioteca Itinerante Feminista

O Coletivo MT de musicoterapia convida mulheres para um encontro da Biblioteca Itinerante Feminista na Casa de Oportunidades da Aldeias Infantis SOS Brasil, localizada no Jardim Colonial. A proposta é debater o que é o feminismo em um espaço de acolhimento, além de uma vivência em musicoterapia para as participantes.

Quando? No sábado (24 de novembro), das 16h às 18h

Onde? No Aldeias Infantis SOS Brasil – Avenida Manuel Alves Soares, 712 – Jardim Colonial – Cidade Dutra – Extremo Sul de São Paulo

Mais informações aqui.

 

Feira Literária Feminina

A coletiva de mulheres Sarau das Mina (foto em destaque) organiza a primeira Feira Literamina – Feira Literária Feminina, em um parque às margens da represa Billings. O evento terá lançamento do livro “É amor que você quer? Então toma!”, de Patrícia Meira, e rodas de conversa sobre Literatura Feminina Periférica com Raíssa Padial Corso (Sarau do Binho) e Joziane Soares (Sarauê), e Militância da Mulher Negra com Tula Pilar e Leila Rosa.

Além disso, os Escritureiros de Parelheiros realizam um cortejo literário e há apresentações do Teatro de Rocokóz e das músicas Iná Iê, Bia Doxum e Katu Mirim. A feira conta também com performances, batalhas, sarau, discotecagem, oficinas, exposição de livros escritos por mulheres e espaço com atividades para crianças.

Quando? No sábado (24 de novembro), das 12h às 21h

Onde? Parque Linear Cantinho do Céu – Rua Beija-Flor de Cacto – Lago Azul – Grajaú – Extremo Sul de São Paulo

Mais informações aqui.

 

No domingo (25 de novembro)

Ato do Dia da Mulher no Grajaú. Foto: Adriano Mendes

Roda do CAPSArtes

O Centro de Arte e Promoção Social do Grajaú (CAPSArtes) promove mais uma roda de construção do conhecimento sobre História da Mulher – e, dessa vez, a temática são as eleições de 2018. O encontro acontece na Associação de Mulheres do Grajaú, espaço histórico de participação política feminina na quebrada.

Quando? Domingo (25 de novembro), das 10h às 12h

Onde? Na Associação de Mulheres do Grajaú – Rua João Batista Barroso Filho, 183 – Parque Grajaú – Extremo Sul de São Paulo

Mais informações aqui.