Documentário retrata produção poética das quebradas de São Paulo; assista Por meio de entrevistas com poetas de todos os cantos da cidade, o filme coloca em voga algumas discussões comuns nesta cena, como cultura, educação, produção editorial, racismo e machismo

Produzido pela jornalista Lara Deus durante a conclusão do curso de Jornalismo na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), o documentário “Nóis por nóis” busca retratar o cenário da produção poética das periferias de São Paulo.

Moradora de Pirituba (zona Noroeste da cidade), Lara era uma das únicas universitárias periféricas em sua turma e o jornalismo nas periferias era pouco abordado nas aulas. Por isso, optou por falar do que há de positivo e de mudanças de paradigmas nas quebradas de São Paulo.

“Percebi que falar sobre as histórias desses poetas que declamam em saraus poderia ser mais interessante, já que traria a tona de forma mais direta assuntos que considerei como essenciais, como racismo e machismo”, explica.

Por meio de entrevistas com poetas de todos os cantos da cidade, o filme coloca em voga algumas discussões comuns nesta cena, relacionadas mais ou menos diretamente à poesia, como cultura, educação, produção editorial, racismo e machismo.

Confira abaixo: