Às margens da represa, Feira UniGraja celebra potencialidades do Grajaú

Às margens da represa, Feira UniGraja celebra potencialidades do Grajaú

Periferia em Movimento

Periferia em Movimento

Depois de mais de 400 horas de vivências em seis asas curriculares alicerçadas em saberes locais, educadores e jovens participantes da Universidade Livre Grajaú promovem evento de encerramento no dia 09 de dezembro

Com a proposta de apontar possibilidades de atuar como agentes de transformação social em um território onde vivem mais de 500 mil pessoas à margem da represa Billings, a UniGraja – Universidade Livre Grajaú encerra seu primeiro ciclo de formação com a Feira UniGraja. Periferia em Movimento é uma das organizações que compõem o projeto.

O evento acontece no próximo domingo (09 de dezembro), no Parque Linear Cantinho do Céu, localizado às margens da represa Billings. Entre as 10h e as 19h, acontecem diversas atividades, como capoeira, oficina e passeio de bike, vivência náutica, rodas de conversa e uma feira com empreendedores locais. Para finalizar, artistas da região se apresentam em um sarau temático (confira a programação abaixo).

“Antes da UniGraja, eu não imaginava o tanto de conhecimento que o lugar em que vivo poderia me fornecer”, conta Gustavo Gonçalves, de 17 anos, que participou de vivências de graffiti, desenho, fotografia, vídeo, design e redação jornalística. “Com as vivências, captei muita coisa, me enchi de conhecimento e agora eu olho e cuido bem mais do lugar em que eu moro”.

Território de conhecimento

A Feira UniGraja marca o encerramento do primeiro ciclo de formação da UniGraja. Idealizada por coletivos e organizações socioculturais locais que fazem da quebrada uma sala de aula, entre agosto e novembro aconteceram mais de 400 horas de vivências em seis asas curriculares: Reconhecimento de Território, Hip Hop, Permacultura, Produção Cultural, Comunicação e Empreendedorismo.

As vivências mesclaram reflexão, ação e avaliação, e foram baseadas na experiência dos coletivos envolvidos e indicam algumas possibilidades que a rua oferece. A proposta é aproveitar os saberes e práticas acumulados por esses coletivos ao longo de anos e iniciar um processo de sistematização e construção de uma metodologia própria, horizontal, que aposta nas inteligências múltiplas de educadores e educandos.

A UniGraja é uma iniciativa da Associação Esporte Clube Vila Real (AECVR), Agência Cresce, Cooperpac, Ecoativa, Graja na Cena, Imargem, Meninos da Billings, Periferia em Movimento e Salve Selva. As atividades começam com apoio da Fundação Via Varejo por meio do programa Casas Bahia na Comunidade.

“O programa Casas Bahia na Comunidade é uma iniciativa da Fundação Via Varejo que tem o objetivo de fortalecer e articular atores socioambientais por meio de um trabalho rede, visando potencializar o impacto social positivo em suas comunidades”, explica Lilian Sturm, coordenadora de Investimento da Fundação Via Varejo. Iniciado em 2014, o programa está presente em sete localidades entre São Paulo e Rio de Janeiro. “O projeto UniGraja, da rede do Parque Cocaia no Grajaú, é uma proposta inovadora. A Fundação Via Varejo só tem a agradecer e parabenizar a todos os coletivos da rede por todo o empenho, sucesso e alcance do projeto”, completa.

Confira a programação!

10h – Vivência em Yoga / Campeonato de futebol

10h40 – Vivências náuticas com o coletivo Navegando nas Artes; Roda de conversa sobre sustentabilidade com a Cooperpac

11h40 – Oficina de turbante com Pam

12h40 – Discotecagem com os DJs Wedson e Phil

13h40 – Oficina de dancehall com Felipe Berní

14h40 – Vivências náuticas com Meninos da Billings

15h40 – Apresentação musical – Laís

16h40 – Apresentação musical – Mmoneis

17h40 – Entrega de certificados – UniGraja

18h30 – Discotecagem UniGraja

Ao longo do evento: exposição com barracas de empreendedores

Autor

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Comente usando o facebook

Nosso manifesto:

Nossas redes sociais:

Notícias recentes:

1 Comentário

  1. […] no domingo (24/11), por conta do mês da Consciência Negra, a Universidade Livre Grajaú (UniGraja) promove a intervenção “Raízes Periféricas”. A intervenção acontece das 13h às 18h, na […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira também

Posts relacionados:

1 mês de aulas presenciais: Novas dificuldades se somam a problemas pré-pandemia, denuncia coletivo de educação da periferia

Infraestrutura precarizada, salas lotadas e falta de pessoal suficiente para trabalhar já eram problemas vividos no dia a dia da escola pública antes da pandemia de coronavírus. E com a volta às aulas totalmente presenciais, em fevereiro, o desafio ganhou uma nova camada de dificuldades com a necessidade de readaptação de estudantes, a defasagem na aprendizagem e os cuidados extras pra evitar a contaminação

Apoie!
Skip to content