Foto: Henrique Gois de Melo

Cultura popular e resistência nos arraiás da quebrada Festa junina com roda de capoeira, samba de roda, rap, mas sem deixar a tradição de lado na zona sul de São Paulo

Junho chegou e, com ele, as festas juninas. Listamos abaixo alguns arraiás que estão para acontecer nas quebradas, com resistência e fortalecendo as culturas tradicionais. Confira!

Sarau da Madrugada

O Sarau da Madrugada de junho é especial e celebra São João. Além da tradicional roda de capoeira do grupo Semente do Jogo de Angola, do samba de roda e do microfone aberto para música e poesia, a edição desta sexta-feira (10 de junho) tem arraiá madrugada adentro.

O Sarau da Madrugada é um evento mensal organizado por Nayla Carvalho e Alan Zas, ambos alunos do núcleo Aeroporto/Interlagos do grupo de Capoeira Semente do Jogo de Angola, no espaço cultural Olorum, sob o comando do Contramestre Fábio Formigão.

Com o lema “Cultura, arte, pluraridade e resistência”, o sarau começou como uma experiência, virou uma grande família e, há três anos, é um ponto de compartilhamento de cultura em São Paulo, dando espaço e voz a representantes dos mais diversos tipos de expressões culturais.

Quando? Das 20h30 de sexta, 10 de junho, até 04h30 de sábado, 11 de junho

Onde? Semente do Jogo de Angola – Avenida Vereador João de Luca, 41 – próximo ao viaduto da Washington Luís – Cidade Ademar – Zona Sul de São Paulo

Mais informações aqui

 

Fundação Julita

A organização que atua no Jardim São Luís prepara mais uma festa junina com bingo, brincadeiras, comidas típicas, quadrilha, fogueira, venda de fotografias e forró ao vivo com a banda Serralhera. A entrada é gratuita.

Quando? Sábado, dia 11 de junho, das 14h às 20h

Onde? Na Fundação Julita – Rua Nova do Tuparoquera, 249 – Jardim São Luís – Zona Sul de São Paulo

Mais informações aqui.

 

Festival Junino da Ilha do Bororé

A partir do domingo, dia 12, serão três semanas de festa junina na pracinha da Segunda Balsa que fica no ponto final do ônibus Ilha do Bororé, já na divisa entre São Paulo e São Bernardo do Campo. Além do bingo de Santo Antônio, quadrilha, fogueira, comes e bebes e uma grande festa para São João no dia 26, o festival terá participação das bandas Os Retirante e Sangue Massai.

Quando? Aos domingos, dias 12, 19 e 26 de junho, das 15h às 21h

Onde? na pracinha da Segunda Balsa – Ilha do Bororé – Grajaú – Extremo Sul de São Paulo

Mais informações aqui

 

Quermesse na Praça

Promovida pelo grupo Xemalami, pela banda Malokeiramente e pelo DJ Dan, a primeira Quermesse na Praça é realizada no Jardim Reimberg com intuito de ocupar o espaço público e promover diversão para a comunidade com barracas de comidas e bebidas típicas e brincadeiras, além de forró e baião em volta da fogueira. A banda Malokeiramente também se apresenta no festejo.

Quando? Sexta, 17 de março, das 17h às 23h

Onde? Na Praça Anísio Barbosa, sem número – Jardim Reimberg – Grajaú – Extremo Sul de São Paulo

Mais informações aqui.