Aberta a Exposição Cartograffiti no Centro Cultural São Paulo

Entre 24/1 e 29/3, o Centro Cultural São Paulo recebe a exposição”Cartograffiti – Legalidade e Legitimidade”, do Coletivo Imargem, que atua a partir das margens da represa Billings, no extremo sul da cidade, com intervenções focadas emarte, convivênciaemeio ambiente.

A mostra idealizada pelo Agente Marginal Mauro, traz em seu acervo documentos e imagens produzidas durante o processo do projeto – que leva o mesmo nome – e escolhe a cartografia como recurso para desenvolver mapas-graffiti em pontos estratégicos da metrópole. Para o lançamento, será produzido um novo mural de graffiti no entorno do Centro Cultural, a intervenção externa faz parte do projeto Grafite na 23, que vai colorir 70 muros da Avenida mais movimentada da cidade.

A exposição ficará aberta ao público até o final de março, com visitação gratuita.

“Cartograffiti – Legalidade e Legitimidade”
A exposição é o resultado de um trabalho que reuniu renomados artistas e  representantes da cena de arte urbana, para investigar e evidenciar esteticamente a cartografia física e conceitual da megalópole. “Configurar um mapa da cidade a partir da escolha de lugares a serem marcados parece apontar para a fragilidade técnica das descrições físicas e escancarar as relações de poder, tanto aquelas que desenham e redesenham a cidade, escolhendo o que se pode ver, quanto aquelas que estão nas bordas e nas brechas, com a convocatória para o que é preciso ver.”, define o idealizador do Cartograffiti, Mauro.
O projeto teve início em 2009 e segue até hoje dialogando com a cidade, o Cartograffiti é coordenado pelo artista Mauro Neri da Silva, criador do Imargem, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do edital Arte na Cidade. Em uma série de intervenções, feitas em 21 locais estratégicos como Grajaú, Ilha do Bororé, Pinheiros, Parque Ibirapuera, Radial Leste, entre outros, seu resultado é um recorte específico no mapa da cidade de São Paulo, levando em conta a paisagem local, as áreas de proteção ambiental- seus canais e reservatórios hídricos, o fluxo nos principais corredores viários e a mobilidade urbana atual.
Anotaí!
Exposição Cartograffiti: Legalidade – Legitimidade
Quando? Entre 24/1 e 29/3 – Terça a Sexta, das 10h às 20h, Sábado, Domingo e feriados (exceto Carnaval e Páscoa), 10h às 18h.

Onde? Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1.000 – Paraíso

Quanto? Grátis

Mais informações aqui

26012015Cartograffiti