Foto: Pedro Dimitrow/Spotify

Você ficou sabendo da última na quebrada? Na enxurrada de informação que deságua diariamente pelas telas do celular, do computador ou da televisão, muita coisa interessante pode passar batida.

Por isso, a Periferia em Movimento ajuda a organizar as ideias e traz 10 iniciativas culturais lançadas recentemente no universo virtual.

Confira abaixo!

Este conteúdo aplica Linguagem Neutra e impessoal. Saiba mais aqui!

Podcast “Mano a Mano”, com Mano Brown

Com Lula, Karol Conká, Drauzio Varella, pastor Henrique Vieira e uma série de outras pessoas convidadas, Mano Brown ampliar a visão e o debate com diversidade de ideias e pensamentos com profundidade e respeito. Feito em parceria com a plataforma spotify, o podcast Mano a Mano tem o integrante do grupo de rap Racionais MCs como anfitrião e participante ativo das conversas. A jornalista Semayat Oliveira, do coletivo Nós, Mulheres da Periferia, faz parte da equipe.

Podcast “Laboratório do Mundo”, com Linn da Quebrada

Como pontapé inicial da edição 2021, o Festival CoMA – Consciência, Música e Arte lança o podcast “Laboratório do Mundo”. Com apresentação de Linn da Quebrada, em 8 episódios o podcast propõe um diálogo aberto sobre diversidade, equidade, relacionamentos, ancestralidade, cocriação coletiva, saúde e vários outros temas.

Desde agosto no ar, a iniciativa já recebeu nomes como Thiago Torres, Leandrinha Du Art, Jota Mombaça, Luedji Luna e Teresa Cristina, entre outros.

Single “Cleane”, de Criolo com participação de Tropkillaz

Nesta quinta-feira (23/9), o rapper Criolo lançou o single e videoclipe “Cleane”. A obra é uma homenagem à irmã do artista, que morreu em junho deste ano aos 39 anos em decorrência de complicações de covid-19. Produzida com a participação do duo Tropkillaz música, Criolo fala poeticamente do negacionismo governamental, do projeto de extermínio físico e do distanciamento que gera desigualdade social.

Disco “Na Batida volume 3”, de KL Jay

O clássico disco de KL Jay, o DJ dos Racionais MCs, acaba de completar 20 anos. Em 2001, o disco saía pela 4P Discos e era distribuído pela Trama. E pra celebrar a data, o álbum chega pela primeira vez às plataformas digitais. Com nomes como Dina Dee, Sabotage, MV Bill, Apelidado Xis, Kamau, Edi Rock e Mano Brown, o disco é carregado de história, lembranças e lições.

Clipe “A Sanha Continua”, de Paulo Tó com Jé Oliveira e Salloma Salomão

O cantor e compositor Paulo Tó prepara o lançamento de seu terceiro disco, Galope, previsto para setembro. Antecedendo o lançamento do álbum, Tó lança clipe e apresenta mais um single, “A Sanha Continua”.

A canção é uma parceria do músico com o ator e diretor do Coletivo Negro, Jé Oliveira. E no clipe, Paulo Tó, Jé Oliveira e Salloma Salomão aparecem em diversos locais da cidade, na rotina diária e visões das cidades por diferentes perspectivas. As filmagens foram realizadas na Favela do Zaíra 2, em Mauá, no Minhocão e no centro da capital paulista.

EP audiovisual “Água de Flor”, de Trevo

O cantor e compositor baiano Trevo, de 22 anos, lançou em agosto o segundo EP de sua carreira, intitulado ‘Água de Flor’. Com roteiro, direção musical e visual assinadas pelo próprio artista, as 5 faixas do projeto audiovisual passam por atmosferas que apresentam nuances do batuque afrobrasileiro ao experimental, refletindo sobre processos de cura, ancestralidade e percepções sensíveis, íntimas e coletivas.

Clipe da música “Esse momento é meu”, de Denise Alves e Gê de Lima

Artistas do Grajaú (Extremo Sul de São Paulo), no início de setembro Denise Alves e Gê de Lima lançaram a primeira música do projeto Fissura pra você. A produção audiovisual ficou a cargo do coletivo Quebramundo.

Clipe da música “Minha paz, meu acalanto”, do Pagode da 27 com Criolo e Chiquinho dos Santos

O Pagode da 27 completou 16 anos de existência no Grajaú (Extremo Sul de São Paulo), firmando-se como uma importante roda de samba nas periferias paulistanas. Mesmo sem encontros presenciais desde o início da pandemia, o grupo celebrou o aniversário com o lançamento de uma nova música e videoclipe, que conta com a participação de Chiquinho dos Santos e do rapper e “conterrâneo” Criolo.

Single “Essa pode ser a última”, de Tigone com Muhah

Também do Grajaú, o rapper Tigone apresenta seu novo single. O arte-educador e co-fundador dos coletivos Salve Selva e Graja Groove conta com a participação de Muhah em “Essa pode ser a última”.

Documentário “A tradição da pesca”, de André Bueno

Produzido com o apoio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc na Cidade de São Paulo, o documentário retrata a vida de pescadores artesanais da represa Billings. E o fotógrafo e diretor André Bueno inspira-se na história da própria família para a produção.

Vídeo biografia “Revolução Marginal”, do coletivo Quebramundo

A propósito, Quebramundo é um coletivo de audiovisual situado no Grajaú (Extremo Sul de São Paulo) que entre tantos trabalhos já produziu videoclipes de diferentes artistas de periferias. O grupo compilou as atividades promovidas no território desde 2016 em uma vídeo biografia. A ideia é também resgatar memórias e contribuir no empoderamento de coletivos e redes em um momento de distanciamento posto pela pandemia.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CAIU TUDO POR AÍ?

Siga a gente no Twitter!

Ajude-nos no Catarse Doe
Receba notícias no WhatsApp Notícias no WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: