Afim de aprender mais sobre a defesa dos direitos humanos no Brasil, discutir a luta contra manicômios ou até mesmo como botar um bloco de carnaval na rua?

A Periferia em Movimento indica 05 atividades que acontecem em quebradas da Zona Sul de São Paulo e abordam diferentes temáticas.

1. Começa nesta quarta-feira (08/05), com o curso do projeto Usina de Valores. O encontro no CIEJA Campo Limpo recebe Katiara Oliveira, assistente social e integrante do coletivo Kilombagem. Katiara é referência na discussão do sistema prisional e encarceramento em massa no Brasl, e vai refletir sobre direitos humanos a partir desse recorte.

O encontro é gratuito, tem certificado de extensão universitária pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), e acontece a partir das 19h na rua Cabo Estácio da Conceição, 176, no Parque Maria Helena. As inscrições podem ser feitas diretamente no local. Saiba mais aqui.

Usina de Valores: Periferia em Movimento fez articulação de projeto em São Paulo

2. Já nesta sexta-feira (10/05), o A Bordar Espaço Terapêutico promove um cine-aberto em seu grupo de ex-tudo sobre saúde periférica para tratar do cuidado na atenção à saúde mental tratada em liberdade em comparação ao sistema de manicômios – no próximo dia 18, rememora-se a luta antimanicomial no Brasil.

E para o debate rolar, os participantes vão escolher 01 entre 04 possibilidades de filme que será exibido no dia: Estamira; Nise: O Coração da Loucura; Bicho de sete cabeças; ou Ensaio sobre a cegueira.

O cine-aberto começa às 18h30 e o A Bordar fica na avenida Fernando Amaro Miranda, 73, no Jardim Colonial – perto do Sesc Interlagos – Extremo Sul de São Paulo. Saiba mais aqui.

3. E na terça-feira (14/05), o coletivo Nois por Nois promove um encontro pra falar sobre Economia Consciente, a partir da discussão sobre dinheiro, consumo e relacionamentos. Em um momento de crises locais e globais, quais recursos estão disponíveis para superarmos as sensações de falta de controle, tristeza e mesmo indignação? Qual é o papel da comunidade nesse sistema?

O facilitador do encontro é Jorge Mello, terapeuta e educador formado na visão construtivista da aprendizagem e que reside e trabalha há mais de 10 anos em Zurich, na Suíça. Com uma trajetória no ativismo social e ambiental, ele se dedica a estudar e experimentar visões não-lineares da economia.

O rolê acontece às 19h, com contribuição voluntária (“pague quanto puder”), no Centro Cultural Grajaú – rua Professor Oscar Barreto Filho, 252. Veja mais detalhes aqui. https://www.facebook.com/events/383868609134802/

Inscreva-se antecipadamente

Outras duas atividades completam a lista e recebem inscrições antecipadas de pessoas interessadas em participar. Veja:

4. O Carnaval na Quebrada, programa de fomento à cultura do carnaval de rua nas periferias de São Paulo com patrocínio da Nextel, recebe inscrições para a terceira turma do curso “Quero botar meu bloco na rua” para quem fortalece a folia nas quebradas paulistanas. Os encontros abordam temas como captação de recursos, comunicação, relacionamento com poder público, produção artística, dimensão técnica da bateria, entre outros.

Essa é a terceira edição do curso, que disponibiliza 35 vagas para encontros que acontecem entre quarta e sexta que vem (dias 15, 16 e 17 de maio), das 18h às 21h, na Cia Pessoal do Faroeste, centro da capital paulista. Inscreva-se até dia 13 de maio pelo link.

5. Já a Cia Teatral Enchendo Laje & Soltando Pipa abre inscrições para a oficina “ Máscara Neutra e Máscara do Ancião – corpo e ancestralidade”, com a artista-orientadora Cida Almeida. Consultora, assessora e orientadora na área de desenvolvimento humano, ela propõe o uso das máscaras do teatro para promover o contato e evolução sistemática e profunda da intuição, criatividade, consciência ancestral e empoderamento.

A oficina gratuita faz parte do projeto “Balaio de Errâncias: Possíveis Formas de Girar pela Experiência”, e acontece às sextas-feiras das 14h às 17h, a partir do dia 24 de maio, no Espaço Lajêro – Viela Onze, número 03 – altura do 5585 da avenida Belmira Marin – Jardim Shangrilá – Grajaú. Para se inscrever, clique aqui.

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ajude-nos no Catarse Doe
Receba notícias no WhatsApp Notícias no WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: