Criada no Grajaú (SP), Nois por Nois traduz conceitos empresariais, mescla saberes ancestrais e capacita empreendedoras enquanto vive incerteza de seu próprio futuro
Shows, discotecagens e campeonatos de poesia acompanhados de petiscos, lanches e pratos sob encomenda. No intervalo dos eventos, dá para conferir livros, acessórios e roupas de marcas locais
Essa é a proposta da casa Sankofa Hub para movimentar a economia criativa no distrito do Grajaú, periferia da zona Sul de São Paulo (SP), com a flexibilização da pandemia da covid-19
O espaço físico é a sede da rede Nois por Nois, criada para articular e capacitar pequenos negócios na região com feiras e formações
Desde que foi criada em 2016, mais de 3 mil empreendimentos foram impactados
A casa foi aberta em 2021 para concentrar as ações da rede. Nesses últimos 6 meses de operação, mais de 2 mil pessoas passaram pelo local
Para auxiliar na manutenção e ampliação dos negócios locais, o Sankofa Hub tem fomentado a venda de produtos e serviços de alimentação orgânica, gastronomia, moda, autocuidado e literatura, entre outros
Além de eventos, a casa também oferece roteiros turísticos e cursos de empreendedorismo
Na Sankofa Hub, cada cômodo da casa tem uma função e é de uso compartilhado, com valores que vão de R$ 45 para fazer uma reunião de 2 horas a R$ 600 pela utilização da cozinha ao longo de um mês
Na garagem funciona o Brechó do Monkey, tocado por Ivan Tadeu. Na sala de estar, prateleiras exibem roupas, livros, quadros e outros produtos de marcas do Grajaú, de outros estado e até do Senegal
A cozinha colaborativa recebe projetos pontuais e é ocupada na maior parte do tempo pela Sabores Divinos
No andar superior, uma sala é utilizada por coletivos, organizações e empreendedores locais para reuniões e formações
Segundo Barbara Terra, fundadora e gestora da rede, uma das maiores dificuldades dos microempreendedores tem relação com a educação financeira
Apesar de toda a movimentação da Sankofa Hub, a conta para manter a iniciativa ainda não fecha
A ideia é que o espaço se pague sozinho e estamos correndo atrás para fortalecer a loja e promover eventos. Por isso, temos desenhado estratégias para engajar a comunidade", destaca Bárbara
Reportagem Camila Lima Fotos e edição de texto Thiago Borges Design Rafael Cristiano