Haddad é convocado para conversa em Marsilac

Haddad é convocado para conversa em Marsilac

Compartilhe!

Nesta segunda (28 de abril), moradores de Ponte Seca, Mambu, Marsilac e outros bairros do Extremo Sul de São Paulo vão até o centro de São Paulo para uma exigir uma conversa com o prefeito Fernando Haddad. O objetivo da convocação pública em frente à prefeitura municipal é discutir a implantação da linha de ônibus tarifa zero Mambu/Marsilac.

No dia 11 de abril, o movimento Luta do Transporte no Extremo Sul e moradores locais organizaram uma linha popular de ônibus. Durante o dia, uma van percorreu o trajeto Mambu-Marsilac, cuja linha já foi aprovada pela Secretaria Municipal de Transportes, mas ainda não foi atendida. 

A linha popular de 13km de percurso foi a alternativa encontrada pelos moradores para demonstrar que é possível atender às demandas locais por transporte público. Isso inclui a melhoria das vias e a criação de duas novas linhas – a Reserva-Embura e a Mambu-Marsilac.

“Durante esse ano, fomos várias vezes à subprefeitura, participamos de reuniões e audiências públicas, ouvimos muitas promessas, mas nada mudou. Até agora, os burocratas só tentaram nos enrolar”, diz o comunicado do movimento Luta do Transporte no Extremo Sul.

“Todos os moradores sabem e sofrem com a precariedade dos serviços públicos em nossa região, que impede que grande parte da população tenha acesso à diversos direitos básicos de qualquer cidadão. A inexistência de transporte público é uma delas, porque limita o acesso a serviços como saúde, lazer, cultura e educação – sem ônibus, muitas famílias são obrigadas a caminhar cerca de 15 km por vias precárias para conseguir ser atendidas na UBS”, continua.

Longe de tudo

O Marsilac é o distrito mais distante do marco zero de São Paulo: 60 quilômetros separam uma pequena vila no Extremo Sul até o centro de São Paulo.

Pouco mais de 8 mil pessoas vivem em uma área de 208 quilômetros quadrados. Teoricamente, uma média de 25 metros quadrados para cada habitante. Mas a realidade é bem diferente.

Localizado na Área de Preservação Ambiental (APA) Capivari-Monos, o maior distrito em dimensão territorial do município abriga nascentes, cachoeiras, animais silvestres e tem a maior área verde de São Paulo.

A distância do centro urbano permite um ar puro raro na metrópole, mas também gera problemas. Apenas uma linha de ônibus atende a região, ligando o bairro a Parelheiros. Veja na reportagem publicada ano passado pelo Periferia em Movimento.

 

 

Anotaí!

Reunião pública com o prefeito Haddad

Quando? Segunda (28/Abril) às 10h, na porta da prefeitura – centro de São Paulo

Como ir? Saída dos ônibus com os moradores a partir das 6h no Paiol, onde foi o ponto final da linha popular no Mambu – Extremo Sul de São Paulo

Mais informações aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Comente usando o facebook

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Comente usando o facebook

Nosso manifesto:

Nossas redes sociais:

Notícias recentes:

Confira também

Posts relacionados

Apoie!
Pular para o conteúdo